SIMAPES disponibiliza painel com indicadores sobre a educação técnica na saúde no Brasil 

Estão disponíveis dados sobre indicadores de educação e saúde referentes aos cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Saúde Bucal.

O Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde (SIMAPES) disponibilizou no dia 25 de agosto o painel Panorama da Educação Técnica, novo dashboard gerencial com indicadores sobre a educação em saúde com foco em cursos técnicos. Estão disponibilizadas informações sobre os cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Saúde Bucal. 

O painel Panorama da Educação Técnica foi gerado a partir de notas metodológicas elaboradas por pesquisadores do SIMAPES, que estabeleceram critérios e padrões a serem utilizados para um melhor campo de prática e aprendizado da categoria de cursos técnicos da área da saúde. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas revisões de literatura em artigos científicos e literatura técnica-normativa. Dessa forma, foi possível estabelecer indicadores claros para os cursos técnicos em saúde no Brasil. 

Os indicadores de educação técnica disponíveis no novo painel demonstram a distribuição dos três cursos e alunos por todo o Brasil, matrículas por gênero, raça, entre outros indicadores da área. São apresentados ainda indicadores de saúde, como a quantidade de equipes de Atenção Básica (AB) e Equipes de Saúde da Família (ESF), número de técnicos por habitantes, entre outros dados.

O painel Panorama da Educação Técnica, assim como outros painéis dinâmicos disponibilizados pelo SIMAPES, oferece ao usuário a possibilidade de filtrar dados para pesquisa, como ano, mês, região, estado, região de saúde, município e instituição de ensino, além da visualização de dados por meio de mapas dinâmicos. 

Sobre o SIMAPES

O SIMAPES é um sistema implementado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para consolidação das informações em educação em saúde no Brasil, subsidiando gestores, avaliadores de cursos, pesquisadores, entre outros profissionais, na tomada de decisão no âmbito da educação em saúde no Brasil. 

Entre os objetivos do SIMAPES estão: investigar a relação entre a oferta de cursos de graduação na área da saúde, cursos técnicos e a estrutura de serviços de saúde; averiguar as necessidades de formação e qualificação dos gestores, profissionais e trabalhadores no âmbito do SUS; divulgar informações sobre a capacidade instalada do SUS em relação à formação de profissionais de saúde; e aprimorar a expertise da direção nacional do SUS para orientar políticas públicas de educação em saúde.