Painel Panorama da Educação na Saúde incorpora série histórica de indicadores 

A disponibilização de indicadores de educação e saúde a partir de 1995 possibilitará o acompanhamento e avaliação de políticas públicas em educação e saúde.

O Sistema de Mapeamento da Educação na Saúde (SIMAPES) incorporou indicadores de educação e saúde ao painel Panorama da Educação na Saúde a partir de 1995. A disponibilização da série histórica, com esse intervalo de tempo, constitui uma inovação e vai possibilitar o acompanhamento e avaliação de políticas públicas no âmbito da saúde e a implementação dessas políticas.

Até o momento, os indicadores disponibilizados são referentes aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. Durante o mês de outubro, serão disponibilizados também indicadores sobre os cursos de Nutrição e Psicologia. As informações podem ser visualizados acessando o Portal Simapes > Painéis > Panorama da Educação na Saúde > Histórico – Educação, Saúde ou Educação e Saúde. 

Sobre o SIMAPES

O SIMAPES é um sistema implementado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para consolidação das informações em educação em saúde no Brasil, subsidiando gestores, avaliadores de cursos, pesquisadores, entre outros profissionais, na tomada de decisão no âmbito da educação na saúde no Brasil. 

Entre os objetivos do SIMAPES estão: investigar a relação entre a oferta de cursos de graduação na área da saúde, cursos técnicos e a estrutura de serviços de saúde; averiguar as necessidades de formação e qualificação dos gestores, profissionais e trabalhadores no âmbito do SUS; divulgar informações sobre a capacidade instalada do SUS em relação à formação de profissionais de saúde; e aprimorar a expertise da direção nacional do SUS para orientar políticas públicas de educação em saúde.